Matemática para economistas

O titulo do post não está falando do livro do Chiang ou Blume. O propósito de escrevê-lo é comentar o post escrito no Gustibus, que deu uma repercutida em alguns blogs.
O ensino da matemática no Brasil é uma merda! Não nos ensinam a pensar e sim, decorar fórmulas para aplicar e tirar dez nas provas, passar no vestibular, enfim..
Nos ensinam que matemática não vai servir pra muita coisa, uma falácia de uma doutrina que chamo de "bicho-papão" e que consiste no professor que já amedronta o aluno logo no primeiro dia de aula. Logo, qual será a motivação de um aluno que vai estudar uma disciplina que "não serve pra nada" e ainda é "difícil" ? Nenhuma...
Lembro-me que no meu ensino fundamental 2, minha escola adotava um livro que era basicamente decorar as formulas e pronto. Na 8º série, introduziram um livro de matemática que eles chamaram de método construtivo, onde os exercícios tinham q ser resolvidos por meio de deduções, lógicas... a gente tinha que pensar! Foi um choque para alguns e uma descoberta para outros. Neste ano teve muita gente que descobriu o prazer de estudar matemática.
Eu ainda estou descobrindo isto, ando me encantando com algumas coisas ;P Normal, né?
Enfim, os alunos formados por esta doutrina, chegam na faculdade com uma péssima base e a impressão que tenho é que o quadro piora, sobretudo na universidade pública (pelo menos a minha..), onde os subsídios de aprendizado são "enormes". Uma pena.
Acredito que o remédio seja estudar muito e tentar de todas as maneiras possíveis tentar suprir essa deficiência.
Boa sorte pra todos.

=*

Comentários

Postagens mais visitadas