Como ser um Trainee?

Essa é uma pergunta que me faço cada vez que me inscrevo em um programa de seleção de trainee. Sempre que o tema é abordado na mídia, as dicas que eles dão é para se manter no programa e não ser selecionado para o programa de treinamento. Já participei de alguns, poucos, pois procuro ver qual empresa eu me identificaria trabalhando.

Diante de notícias como "falta mão-de-obra qualificada para alguns setores" ou "aumenta a importação de profissionais", faço-me esta pergunta: como ser trainee?
Pois não importa o quão bem vc "se venda" para os recrutadores, vc tem que possuir caracteristicas que irão te destacar diante dos demais.

Aqui vai algumas dicas:

- Inglês fluente: isso não vale para as pessoas que acham que só porque terminaram um curso de inglês, o tem fluente. A maioria dos testes são orais e se vc terminou o curso mas nunca disse um "hi, my name is...", vc tem a probabilidade grande de não ser escolhido.

- Vivência Internacional: se vc já teve oportunidade de fazer intercâmbio, morar fora, whatever, também está com o pezinho dentro. Isso te certifica como uma pessoa que sabe "se virar" diante de adversidades e o melhor: sabe falar outra lingua.

- Q.I: minha inocência achava que seleções de trainee eram meritocracia pura. Doce ilusão. Ter alguém pra te indicar dentro da empresa é como ter o outro pezinho dentro.

- Consultor do Rh ir com a sua cara: é que nem certos professores universitários que dão nota pela cara. Sim, isso existe em seleção de trainee.

Caracteristicas como saber lidar com pressão, ter um espirito inovador, saber trabalhar em equipe e todo o blá blá blá das fichas de recrutamento, esqueçam: isso será avaliado só depois.
O importante mesmo é ter pelo menos estas quatro caracteristicas e se vc tiver as 4 meu caro, te vejo como CEO daqui a menos de 10 anos hehe.

ps: a impressão que dá é que seleções de trainee estão cada vez mais difíceis. Isto porque muitas empresas tem pré-requisitos que vão além da realidade do país em que estão recrutado. Uma vez fui me inscrever para uma seleção em que o programa pedia inglês, espanhol e francês fluentes e uma quarta língua desejável. Tá de piada ne?! Parece mais fácil passar no Rio Branco que nesse trainee ai!

Comentários

  1. Ingles, Espanhol e francês não é tanto assim...
    Concordo que é mais que o normal, mas se a empresa está pedindo isso, é devido ao aumento do número de candidatos disponíveis.

    Problema no Brasil é que o pessoal quer entrar em empresa multinacional, com salario bem acima da média, independende das condições necessárias...

    não se esqueça que trainee é um processo nacional, e o tanto de gente no Brasil que tem essas 4 caracteristicas ai que voce citou aí....

    De qualquer maneira, fico na torcida sempre!

    ResponderExcluir
  2. Eu não quis postar o nome da empresa, mas ela é uma multinacional.

    E acredito Pedrito que o numero de candidatos que possuem certas linguas fluentes é bem pequeno. Não é todo mundo que tem oportunidade de sair do pais e passar alguns meses fora estudando outra lingua.

    E tem muita empresa do ramo nacional, restrito ao Brasil que pedem no minimo duas linguas.
    Pra mim isso reflete uma demanda para um perfil bem restrito do mercado de trabalho.

    Tanto é que recentemente saiu uma pesquisa em que o Brasil era o 2º pais com maior dificuldade de achar "novos talentos", que é o que os processos de trainee se dispoem a fazer.

    As vzs acho que há sim exagero nas exigências.

    ResponderExcluir
  3. Ô cibele, acabei de ver um vídeo/post no jacaré banguela e lembrei de tu, exatamente neste post. Vê lá: Processo seletivo

    =)

    Enoch

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas