A Fgv do Nordeste?

Em um dos meus diários passeios no blog roll, li uma entrevista no blog do Cristiano e pensei (claro!) na formação que tive na UFC.

Lembrei que o centro de pós da UFC em Economia é considerado muito bom na região Nordeste e, lembrei também dos comentários maldosos dos alunos da federal daqui é que o Caen/Ufc quer ser uma cópia fiel à Fgv-Rj. Como assim? É so olhar a grade do Mestrado.

Mas há um fosso entre as duas instituições. Por mais que o Caen queira se aproximar do ídolo fluminense com encontros períodicos (é.. tem o encontro Caen-Epge a cada dois anos), há uma distância gigantesca que as separa: a qualidade da graduação dos alunos que lá chegam.

A grande maioria dos alunos do Caen são ex-alunos da própria UFC. Muitos chegam lá com notas "não tão grandes coisas" na anpec, mas por serem a maioria ex-bolsistas, ganham uma ajudinha pra entrar lá.

Apesar de ter formação na UFC, considero pífia a qualidade do curso de Economia. Começando nem pelos professores, que são responsáveis 50% pela qualidade do curso, mas pelas disciplinas ofertadas.

Se o aluno que optou por economia em 2005 (como eu) fizesse todas as cadeiras obrigatórias, ele sairia de lá sem saber o que é uma série temporal, matemática financeira e mercado de capitais. Pra saber um pouquinho disso, ele teria de ter a decência de fazer estas optativas.Mas, ele com certeza iria saber muiiiiiiiiiito sobre Marx, afinal, é 1 ano inteirinho dedicado à ele em duas cadeiras: economia marxista 1 e 2.

Viram o fosso? É so ler a entrevista no blog do Cristiano e contrastar com o que acabei de escrever aqui. Estudar economia aqui no Ceará é dificil, principalmente quando se tem uma faculdade que não se integra para se dedicar a dar um ensino e conteúdo de qualidade. Afinal, é bem melhor brigar com o departamento com ideologia diferente do que se comprometer em oferecer uma boa formação.

ps: com relação aos professores, é claro que há professores e Professores com "P" maiúsculo, que fazem com que esta instituição de ensino pareça um lugar melhor. :)

Comentários

Postagens mais visitadas