Paraíso Devastado.


Esta foto foi tirada em 2006 acho, em um período que ir à região serrana do Rj estava se tornando habitual para mim. Tive oportunidade de conhecer uma parte desta região tão linda (Itaborai, Cachoeira de Macacu, Itaipava, Petrópolis, Pedro do Rio, Fagundes), de clima tão ameno e ar puro.

Mas hoje, amanheci vendo umas imagens que me chocaram bastante, principalmente imagens das cidades de Teresópolis e Nova Friburgo. Muita lama, casas destruídas, pesoas ilhadas.

Não sei se podemos falar em algo "anunciado", afinal, morar em morros tem um certo risco. A verdade é que eu não lembro de nada parecido que tenha ocorrido ali, pois deslizamentos em períodos de chuva são até comuns. Falo dos pequenos, aqueles que obstruem uma parte da estrada, que enchem a pista de barro e faz com que os morros "chorem" - na foto acima dá pra ver a agua escorrendo...

Enfim, metalizarei boas energias para as pessoas que ali moram, para as pessoas que são aptas à prestar socorro, para que isso possa ser amenizado aos poucos.

Enquanto isso, fico com as imagens, belas por sinal, de uma região que tenho saudade.

Comentários

Postagens mais visitadas