Como NÃO fazer uma seleção

Hoje participei de mais uma seleção para tentar garantir meu lugarzinho ao sol. A diferença da seleção de hoje é que o seu teor é mais acadêmico, digamos assim. Porém, desde o dia que me inscrevi até a prova de hoje, a instituição que está organizando a seleção só dá amostras de como não fazer uma seleção eficiente.

Lembrando bem que eu não sou nenhuma especialista em rh, mas creio que, por ter participado de várias seleções (estágio, para bolsista, trainee, emprego), acredito que absorvi pelo menos alguma coisa do que é uma seleção, já que a maioria tem processos semelhantes.

Aqui vai algumas dicas de como fazer com que a seleção seja um fracasso:

- Dê informações erradas. Se vc candidato ligar e tiver alguma dúvida, é mister que a atendente lhe forneça uma informação errada, para que vc fique com cara de tacho ao descobrir que o que lhe disseram foi equivocado.

- mantenha atendentes sempre em dúvida ou desinformadas. O motivo foi dito no paragrafo acima.

- prorrogue o quanto der as inscrições ou a entrega de documentos. Assim, só fará com que os candidatos cansem de tanto esperar o fatídico dia.

- Caso houver prova na seleção, arrume uma sala furreca ou uma cadeira cujo braço seja minúsculo para a resolução da prova. E ah, arrume também fiscais que falem durante a prova e contradizem as orientações.

- Em dinâmica de grupo, chegue atrasado. Faça os pobres canditados esperarem bastante e, durante a dinâmica, fale ao celular enquanto um dos candidatos estiver se apresentando.

- Forneça uma data para a resposta e sempre, sempre atrase essa data e não dê explicações para o porquê do atraso.

- E por fim, o pior: cancele a seleção sem aviso prévio.

Estão vendo?! Nem é tão difícil assim ne? :) É o Resenhas e sua utilidade pública.

ps: achou absurdo? então me acompanhe em processos seletivos! Acontece sim e muito!

Comentários

Postagens mais visitadas