Apenas Desculpas?

Houve um incidente envolvendo um ônibus no Rio de Janeiro. Na verdade tratava-se de um sequestro. Li algumas notícias de jornais diferentes e me fiz a seguinte pergunta: por que a Polícia brasileira parece sempre despreparada para lidar com situações de tensão? Ou seja, porque a Polícia parece não saber reagir em situações inesperadas?

Será que o gasto público em formação do policial através de cursos, eventos, palestras ou algo do tipo não estão servindo em nada? No llink da reportagem, a Polícia "admite erro". Isto é o bastante para que casos como este não se repitam mais?

Sei que antes de ser um policial, há uma pessoa com seus vícios, manias, qualidades e que dificilmente uma pessoa consegue separar o Ser Profissional do Ser Pessoal. Porém, creio que se a instituição de segurança pública chegar a conclusão de um perfil para cada tipo de cargo exercido, será mais fácil contratar pessoas aptas para aquela função.

Caso este tipo de procedimento já é feito, então há de se olhar mais cuidadosamente os critérios, bem como a maneira que é feito o processo seletivo (e também quem os faz). Senão, esforços em evitar estes tipos de acontecimentos serão em vão.

E dá-lhe gente inocente ferida e/ou morta.




Comentários

Postagens mais visitadas