Quem Quer Ser Professor?

Em todo o Brasil pipocam greves de professores, sejam eles federais, estaduais ou municipais, reinvidicando reajustes salariais, benefícios ou um plano de cargos e carreiras. 
Acredito que cada profissional deve procurar o melhor para si, seja para crescer profissionalmente, pessoalmente e isso inclui procurar empregos e/ou colocações que lhe garanta maior custo/benefício.

Porque custo benefício e não remuneração? Porque existem casos em que devemos levar em consideração que em um ambiente de trabalho saudável, que propicie o profissional exercer plenamente sua atividade é melhor que alguns trocados a mais no bolso, bem como morar próximo ao estabelecimento de ensino, dentre outros.

Pois bem, nesta semana minha timeline do facebook estava bombando com uma suposta frase dita pelo Governador do Ceará, Cid Gomes. Digo supostamente porque não o vi dizendo isso e a acessoria oficial nega que ele tenha dito tal frase mas sacomé né, os Ferreira Gomes n tem papas na língua. Ei-a:


Frase bem pragmática, afinal, quem quer ganhar mais, que procure um emprego que remunere bem. Alguns necessitam de uma qualificação muito boa, outros necessitam de além disso, um empurrãozinho amigo e já tem outros que basta cantar, fazer palhaçada ou ter desenvoltura para falar em público.

A questão é que se ele realmente disse isso, não pega muito bem né? Afinal, assessor de imprensa serve para isso também: orientar a figura pública a falar em público, pois qualquer coisa que saia da boca de alguém deste tipo é ouvida com total atenção.

Mas é claro que o buraco é bem mais em baixo. É questão de prioridade, de pauta de governo, de plano de ação. É saber que para investir mais em educação, alguma outra pasta terá de perder, seja saúde, cultura, desportos...É um trade-off que o Brasil ainda não valorizou.

Meu desejo é que os professores sejam bem remunerados, que tenham melhores condições de transmitir o conhecimento, mas infelizmente esta não será uma realidade no curto/médio prazo. Até porque não adianta aumentar o salário sem ter em contrapartida uma melhora na qualidade da educação.


Afinal, ser professor é sim dar aula por amor ao conhecimento e constatar o poder de transformação que a educação faz na vida das pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas