Mais Sobre a Greve de Professores no Ceará



Estas imagens passaram em todo o Brasil e, acredito eu, chocaram. Já havia comentado acerca desta greve dos professores quando comentei uma frase que fora supostamente dita pelo governador Cid Gomes. 


Não gosto de greves porque acho que traz mais malefícios que benefícios, principalmente para os alunos que ficam sem aulas e pior, atrasam-se no período letivo e levam um tempo considerável para recuperá-lo. Apesar disso, acho que nada pode justificar a brutalidade e violência policial, mesmo que existam pessoas que realmente se exaltam, não precisava de tamanho aparato para conter alguns mais nervosos.


Pois bem, analisando friamente a questão, fui ver que as pessoas esqueceram de algo muito importante: as propostas do plano de Governo do Cid Gomes. Ele pode ter até projetos que contemplam a área da educação, mas algo que sempre fora seu carro chefe foi a Segurança Pública (kd vc?).


Desde o primeiro mandato, Cid Gomes mostrou que esta área era sua prioridade, pois sabia que o Ceará como um todo clamava por isso (bancos no interior constantemente assaltados, Fortaleza à mercê dos ladrões). Levantou até a polêmica das fardas policiais terem sido desenhadas pelo Lino Vilaventura e pelas caminhonetes de luxo como frota da Polícia.


Depois da Segurança, viria as obras de infra-estrutura. As estradas cearenses foram reformuladas, as obras do Metrô de Fortaleza retomadas e a construção de um novo Centro de Convenções na capital.


Foram feitos também o Hospital na região do Cariri, bem como outras obras do tipo em cidades diversas do interior. Quem votou no Cid Gomes mostrou que a prioridade realmente era a Segurança Pública. 


Não que ele não deva atender ao clamor dos professores, mas que como tudo na vida é um trade-off, investir em mais segurança quer dizer que outras áreas irão ser comprometidas. É como se a sociedade cearense tivesse renunciado um pouco da educação para obter mais segurança. E acredito que foi isto que ela fez, senão não tinha reeleito o Cid Gomes.


Pois bem, gostaria que os professores tivessem sim, salários melhores, pois merecem pela luta diária que tem. Ensinar ou estimular as pessoas a pensarem não é uma tarefa fácil. Porém, no momento, esta função pode não ser tão necessária neste Governo.

Comentários

Postagens mais visitadas