Quem é o Ecad?

Lendo a Folha, vejo uma matéria de destaque sobre a possível suspensão do SWU por conta de uma briga com o Ecad. Ok, eu já tinha até ouvido falar no que era, mas saber o que efetivamente fazia, não. A briga por uma dívida de direitos autorais pode até ameaçar a realização do festival que eu to babando pra ir.


Enfim, fui fuçar o que esse Ecad é. Vejamos:


Ecad é uma instituição privada composta por 9 associações ligadas à música. Recentemente está envolvida em uma investigação por falta de transparência (CPI) em suas contas. 
Essa instituição cobra de estabelecimentos que utilizam música em seu ambiente. Ou seja, se vc tem uma clínica, terá que pagar um percentual ao Ecad para poder utilizar uma música ambiente. (pus clínica porque é muito comum)


Ok, tudo bonito. Mas, me fica uma dúvida em relação ao SWU: porque o festival terá de pagar os direitos autorais para as bandas que tocarão suas músicas, além de ter pago para a banda tocar no festival? Tudo bem que uma vez ou outra o caboco inventa de tocar uma música de outra banda, mas eu não sabia que tinha-se que pagar duas vezes para uma banda tocar em um lugar.


Desculpe-me minha ignorância, mas eu não consigo entender isto. É meio sem nexo que o cara que decide fazer o festival pague duas vezes pela mesma coisa. 


Eu hein.






     



Comentários

Postagens mais visitadas