Quando Blogar Deixou De Ser Um Prazer?

Meu primeiro blog nasceu em meados de 2002. Era a plataforma weblogger do Terra que nem existe mais e nem me perguntem o que aconteceu: saiu do ar em 2007. Foi só quando vim pra cá. 


E pra mim, blog é algo tão pessoal, parcial, que é sim uma diversão, válvula de escape, diário, impressões, whatever. É um espaço teu que você pode colocar a sua opinião sobre vários assuntos - ou específicos, como o caso de blogs especializados.


Apesar de ter todas estas características, os blogs informam e são uma maneira de você manter-se atualizado com o mundo e comunicar-se com ele. Tem sua importância como plataforma de comunicação, apesar de não ter pautas, editoriais e a imparcialidade de um jornal.


A graça do blog é exatamente esta: pessoalidade. É imprimir seus gostos e ver que pessoas se identificam com eles e aí, haver uma troca de informações.


Porém, o que estou vendo em muitos blogs por aí e que está me deixando com "sede" de criatividade são os posts-jabá. E o que seria isso? Posts que tem a cara de uma postagem normal, mas vem com a publicidade embutida.


Nada contra quem quer ganhar dinheiro apesar de achar que blogueiro não é profissão mas, escrever um post como sendo seu, quando na verdade se quer induzir a pessoa a acreditar que aquela "dica do dia" é realmente sua, que na verdade você foi pago pra dizer aquilo, realmente, me incomoda.


E isto está acontecendo muito com blogs de moda, que acompanho há anos, pois gosto do assunto. O absurdo é tanto que, olhando o twitter, alguém me retuitou esta matéria: Coach de Blogueira.


E cá com meus botões, pensei: quando foi que blogar deixou de ser prazer e passou a ser trabalho? Obrigação? Publicidade? Quando foi que blogar veio parar no rol de cursos must have do momento? Aliás, curso para aprender a postar? Existe algo mais idiota que isso? Cadê a espontaneidade das coisas? 


Não sei porque, mas tô vendo a credibilidade dos blogs dando tchau, afinal, será que o que aquele blog diz é realmente o que ele acha?


E fica a reflexão!

Comentários

  1. Blogar morreu com o mensalão. Existe o antes e depois Noblat. Escreva suas coisas. A gente le.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas