Esse Negócio de Ética

Aqui em casa mainha tem mania de nos deixar como número de referência quando algum conhecido quer tomar crédito em algum lugar. Pois bem, meu dia começou com uma ligação de um desses departamentos jurídicos de um banco. 

O telefonema ia tranquilo, informei que a pessoa aparecia esporadicamente em minha casa, mas que já tinha sido avisada sobre tais ligações e até menciono que no momento esta deveria estar no trabalho.Dai, o cara, pergunta o telefone do trabalho e respondi que não seria ético eu dar um número sem o conhecimento da pessoa e ainda por cima do local de trabalho. Ele simplesmente me devolve esta pérola:

"Não existe esse negócio de ética em questões jurídicas"

Fiquei tão embabascada com que este falou, que emudeci. Perguntei se este tinha noção do que acabara de falar e ele me perguntou se eu era advogada. Fiquei mais pasma ainda, pois agora é preciso ser advogada para ter noções de direito ou até mesmo "desse negócio de ética"?

Realmente, no meio em que este atendente vive, ética deve ser um negócio que inventaram pra poder melar com o trabalho dele. Ele deve ter aprendido que ética só se diz respeito a quem é bacharel em direito, os outros cursos ou até mesmo pessoas que nem superior tem, mas quem possuem curiosidade e um nível de leitura, são meros ignorantes que não estão no mesmo "patamar de conhecimento" dele, afinal, não sabem que em questões jurídicas não existe esse"negócio de ética".

E estou aqui pensando... será que uma empresa desta possui certificações, controle de qualidade? Acho que não. Afinal, um manual de boas práticas e de ética é um requisito, pois a empresa precisa definir de que forma os relacionamentos devem ser estabelecidos, principalmente entre empresa-cliente. Mas esta, má educação define muito bem o nível do setor de RH e, principalmente da gerência, que contrata uma pessoa extremamente grosseira para lidar com esta questão de cobrança.

No mais, vou ali rasgar meus livrinhos de filosofia, economia e direito que tratam desse negócio estranho ai, pois não tenho respaldo e muito menos conhecimento para poder argumentar com o atendente.

E de resto, que todos passem bem - menos esse atendente grosseiro e ignorante. Se ele fizesse o favor de desaparecer da face da terra, faria meu dia imensamente feliz.

Comentários

Postagens mais visitadas