É Sobre Pobreza? Submeta aqui!

Ontem e hoje acontece o Encontro Regional de Economia, vulgo Anpec-Ne, que todos os anos é aqui em Fortaleza, na sede do Banco do Nordeste. Mas esse post não vai ser aquele de praxe que  faço quando participo de algum evento dessa natureza. Vai ser só uma observação que fiz ao olhar a programação das sessões simultâneas. 

Vou à Anpec-ne deste a epoca da facu, creio que desde 2007. E de lá pra cá venho observando que o número de  sessões focadas em estudos de desigualdade e pobreza só aumentam. Aí você pode pensar: "ô criatura, é Anpec-Ne e aqui as temáticas mais importantes são essas".

Só que o Nordeste como um todo vive uma mudança que parece ser ignorada pelos pesquisadores ou pelo evento em si (vai que o encontro só aceitou trabalhos desta natureza, ne?). Mudanças principalmente em termos de mobilidade urbana, crescimento das cidades, expectativa de vida, dentre outros assuntos.

O que quero dizer é que a impressão que se dá é que a Anpec-Ne só tem a contribuir com a pesquisa se esta for direcionada para temas que giram em torno das palavras-chave pobreza, desigualdade, crediamigo, desenvolvimento e bolsa-família. E ai a pessoa vai ao encontro e tem a percepção de já ter visto "aquilo" antes.

Cadê os estudos sobre gestão? Cadê os estudos que englobam a questão tributária, monetária? Cadê os estudos de finanças? E o Setor Público? E o Privado? Será que não há nada que motive economistas a estudarem tais pontos? É disso que falo!

 Enfim, este encontro precisa de um fôlego novo!

Comentários

Postagens mais visitadas