As Seis Lições

Foto oficial do Evento (mas ainda faltam pessoas!)

Desculpem-me pela pretensão de utilizar o título de uns dos livros mais famosos do Mises, mas juro que o farei sem heresia e por uma boa causa. Como sabem, viajei à Recife para a I Conferência Regional do EPL Nordeste e resolvi sintetizar em seis pontos o que me veio à cabeça após este maravilhoso evento que reuniu estudantes dos mais variados estados do Nordeste. Ei-os:

1 - Não estamos sozinhos. Pode parecer o óbvio, mas quantas vezes você já não se sentiu diferente  dos demais simplesmente porque sua forma de pensamento não ia de encontro com a da maioria? Estamos crescendo. Cada vez mais aumenta o número de pessoas interessadas no libertarianismo. E isso é bom!

2 - Identidade. A valorização dos grupos de estudos, com cada um criando sua marca de acordo com a dinâmica local, acirra a concorrência entre os estados e estimula os outros a fazerem o mesmo. Grupo Dragão do Mar/Ce e Frei Caneca/Pe ilustraram bem esta benéfica rivalidade.

3 - Integração. Sem a troca de informações e o compartilhamento de ideias e sugestões entre os estados, dificilmente o projeto EPL vingará. O que se viu na conferência foi exatamente a mostra de como essa integração deu certo. Apesar de ter sido feita em Recife, a conferência contou com a colaboração de membros do EPL de outros estados, como Ceará, Alagoas e Maranhão.

4 - Nordeste. Pegando o gancho do ponto passado, se não houver esta integração entre os estados, então o movimento enfraquece. O Nordeste mostrou na conferência que possui pessoas receptivas e está se consolidando como o braço forte do EPL no Brasil. 

5 - Eventos. Os grupos de estudos formados nas universidades brasileiras tem uma grande importância. Porém, o conhecimento adquirido dentro destes devem ser expandidos e mostrados. Com isso, a realização de eventos é primordial para que as ideias não fiquem presas apenas entre quem concorda com elas. Conhecimento tem que transbordar e fazer eventos é uma das maneiras mais práticas disso acontecer.

6 - Confronto de Ideias. Não adianta apenas fazer eventos e chamar somente quem está de acordo com  a mesma linha de pensamento. O confronto de ideias é essencial e engrandece o conhecimento. Com isso,   o EPL ficará em evidência, chamando a atenção para o que defendemos.

Enfim, espero que os outros estados brasileiros se espelhem no Nordeste. O EPL cresce e sinto-me agraciada por fazer parte deste grupo, principalmente quando o Grupo Dragão do Mar/Ce fora reconhecido como o melhor do Nordeste!

Comentários

Postagens mais visitadas