O Desafio de Ser Livre

Quando eu era adolescente, uma das coisas que mais gostava de fazer em Fortaleza era andar à pé. Toda a oportunidade que eu tinha de fazer algo, tentava viabilizar isso na forma de caminhadas. Sei lá, sentir o vento no meu rosto enquanto andava dava-me uma sensação plena de liberdade.

Essa sensação durou atá o ano em que por duas vezes fui assaltada a poucos metros da minha casa. Achei um absurdo ser assaltada no meu bairro, carcterizado por ser familiar, daquele tipo que no final da tarde as pessoas colocavam as cadeiras nas calçadas e desatavam a conversar.

Depois destes episódios, meu comportamento mudou. Tive algumas crises de pânico, mal saía de casa, não andava mais de ônibus e percebi que precisava de ajuda. Achava que isso era só comigo. Por vezes me chamavam de "noiada", que via perigo em qualquer situação ou de doida, quando comentava meus medos e/ou planos de fuga.

Apesar de hoje em dia eu estar um pouco melhor afinal, me cuido, vejo que meu comportamento antes bizarro, tornou-se um pouco comum. Encontro pessoas com comportamentos semelhantes aos meus, narrando suas experiências nada agradáveis em uma cidade como Fortaleza que, anteriormente, a violência ficava condicionada às comunidades esquecidas por tudo, até por Deus. Hoje, não importa onde você more, sempre haverá um risco eminente de algum assalto, saidinha bancária, sequestro ou latrocínio.

Antes andávamos tranquilas, sentindo a brisa que só uma cidade litorânea te proporciona. Agora, até pra ir à padaria da esquina, vai-se de carro, de bando, de qualquer maneira que não se sinta exposto ou vulnerável.

Enfim, saudade dessa época em que costumávamos ser independentes. Engana-se quem acha que o problema será resolvido com mais Estado. Este provou ser ineficiente no quesito mais básico de sua existência, a segurança. O que precisamos é de mais liberdade.

ps:  hoje terá em Fortaleza uma manifestação intitulada "Fortaleza Apavorada". A concentração se dará no Palácio da Abolição - ali na Barão de Studart e, às 17hrs descerá rumo à Beira Mar. Fica a dica.

Comentários

Postagens mais visitadas