2013: O Ano da Virada.

Não sei se houve interferência dos deuses ou algum alinhamento favorável dos planetas, mas 2013 foi o ano da virada. Do muito que foi construído há alguns anos atrás, os resultados começaram a aparecer neste ano, repleto de iniciativas e eventos liberais ou libertários.

Tivemos como maiores destaques a consolidação do EPL no cenário nacional, com a eclosão de vários grupos de estudos, pesquisa, movimento estudantil, dentre outros agrupamentos que tinham como principal objetivo se aprofundar mais na teoria libertária e na escola austríaca. 

Por falar nela, pela primeira vez, uma universidade federal (no caso, a UFC) conseguiu incluir em sua grade curricular a disciplina de Escola Austríaca. Além disso, a façanha de derrubar a obrigatoriedade de cursar as cadeiras que contemplavam somente a teoria marxista, foi um marco no resgate da pluralidade e liberdade acadêmica. Você não precisa ser obrigado a aprofundar-se numa teoria, pode muito bem optar em estudá-la ou não.

Outro marco foram as conferências regionais organizadas pelo EPL, com destaque para a do Nordeste, ocorrida no final de maio. Mais de cem pessoas que antes possuíam o sentimento de isolamento diante das ideias liberais/libertárias, puderem compartilhar e encontrar tantas outras que pensavam na mesma direção. Além disso, o aumento do número de pessoas que cada vez mais procuram grupos liberais/libertários em busca de mais respostas para os seus questionamentos.

Mas a academia não é o bastante para alguns grupos nordestinos que, juntos, fundaram um instituto que pretende fazer muito mais e transpor os muros da universidade. Nasceu o ILIN, Instituto Liberal do Nordeste, mais uma iniciativa daqueles que acreditam na liberdade.

Ahhh liberdade! Como me sinto agraciada por segurar tua bandeira, te difundir por onde vou! Se for para escolher uma palavra diante de um ano tão bom, seria Gratidão. Gratidão por vivenciar momentos únicos ao lado de pessoas que também acreditam que a liberdade é o bem mais precioso da nossa existência. Gratidão por saber que ainda há muito por fazer e que será feito. Que 2014 venha para comprovar que a virada está sendo dada e não há como voltar, apenas avançar!

Muito Obrigada por um ano maravilhosamente abençoado!


Comentários

Postagens mais visitadas