Dukan

Nunca fui gorda na vida - exceto na fase bebê que, depois de uma pneumonia, emagreci muito, por isso essa minha fase dos 80 e alguns quilos me traz algumas coisas que nunca tive de passar.

Dentre elas, posso citar: vestir 46, ter de ouvir piadinhas típicas de gordo, todo mundo reparar que estou gorda, todo mundo ser fiscal do que como, as roupas preferidas perdidas, roupas sem graça fazendo parte do guarda-roupa, ter barriga, odiar o braço, etc, etc.

Fora isso, tem a auto estima. Sempre fui daquelas pessoas do coxão, bundão e zero barriga. Biquínis minúsculos e outras coisinhas faziam parte do meu habitual. Fiz dança, basquete e musculação durante um bom tempo. Não era musculosa, mas tudo estava no seu devido lugar.

A primeira vez que me achei gorda foi no meu relacionamento mais longo. Pulei dos 50 aos 64 quilos. O pé na bunda 4 anos depois me fez perder isso em 2 meses.

No relacionamento seguinte, conheci o efeito sanfona: bastava fechar a boca umas duas semanas e magicamente perdia uns quilinhos.

Dai, estagnei na casa dos 60-64 quilos. Estava me sentindo bem. Vieram os 25 anos e a constatação do que minhas tias diziam: depois dos 25, seu corpo não é mais o mesmo.

Estou percebendo isso, vivendo isso. Se antes fechar a boca durante duas semanas bastava para entrar naquela calça, hoje tenho de ir pra dieta pesada.

Ao vir pro Rj,  engordei muito. Entrei numa casa que jamais imaginaria estar: 80. Um pulo pros 100! Obesidade nível I. O alerta foi, definitivamente, ligado.

Com isso, fui buscar alternativas e achei a Dukan. O fato de não ter limite calórico foi um fator decisivo pra mim. Amo comer, odeio ter que contar calorias.

Essa dieta foi responsável pela perda de 15 kg de uma colega. Me impressionou. Além de perder peso, ela aprendeu a comer. Bingo! Também quero aprender isso.

A dieta dukan tem 4 fases, descritas abaixo:

A) Ataque: de 3 a 10 dias de proteínas puras e em qualquer quantidade.

B) Cruzeiro: fase que dura até a meta de peso ser atingida. Há a mescla entre proteínas puras e legumes.

C) Consolidação: dura 10 dias para cada quilo perdido. Além dos alimentos anteriores entram aqui as frutas, o pão, feculentos, jantar de gala 2x por semana e 1 dia de proteína pura.

D) Estabilização: livre, reeducação alimentar.

Óbvio que aqui foi só um resumo. Recomendo fazer a leitura do livro dele ou pesquisar na internet. Obvio que também é recomendado procurar um médico, afinal, cada pessoa é uma pessoa.

No mais, irei aqui compartilhar como está sendo a experiência da primeira dieta que faço na vida :)

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