Hacksaw Ridge



Não sou muito chegada à filmes de guerra porque em geral é bem mais do mesmo: sofrimento, tiro, porrada, bomba, sangue, choro, espera, morte e demais componetes do combo de um filme assim. Hacksaw Ridge (algo como serrando o cume? alguém do inglês help-me!) ou Até o Ultimo Homem e sim, faz sentido, baseado em fatos reais,  conta como alguém que por conta de suas convicções pessoais se nega a tocar em uma arma e faz história na Batalha de Okinawa, na Segunda Guerra. Pera, o cara vai pra guerra, nao pega numa arma e ainda entra pra história? Are you kidding me, Cibele? Tô não fi, pode googlar o nome do cara que fez tal façanha: Desmond T. Doss.

Interpretado pelo Andrew Garfield (sim, o homi aranha ou como sempre lembro: o brasuca socio do face),  Desmond nasceu em uma família típica do interior da Virgínia, tendo uma infância pouco complicada devido ao pai alcóolatra (Hugo Weaving arrasando como sempre) e traumatizado por sua experiência na Primeira Guerra. Ao ser anunciado o alistamento, se sente na obrigação de fazer algo pelo país e decide se alistar.

Como um típico filme do Mel Gibson, as cenas de guerra são incríveis (é só lembrar dos detalhes de Paixão de Cristo). É de um realismo que às vezes te faz virar o rosto - inclusive não recomendo comer durante a exibição, pra não dar de cara com certas coisas. 

O elenco se encaixou nos personagens e destaco Vince Vaugh, que consegue mostrar uma face mais séria sem perder seu humor; Luke Bracey, que demosntra o quão importante é ter alguém que nos desafie e; o próprio Andrew, que não obstante ser magro, está ainda mais. Até a forma que se expressou parece o Desmond real.

O filme concorre nas categorias de melhor filme drama, melhor diretor, melhor ator em drama no globo de ouro. Acredito que estará na lista dos que concorrem ao Oscar (sai dia 24/01!) e que agradará tanto aqueles que não perdem um filme dessa tematica, quanto aqueles que curtem uma boa história de persistência e coragem.

É isso! Mais que recomendado :)




Comentários

Postagens mais visitadas